Respostas
A América Andina é formada pelos países sul-americanos cujos territórios são atravessados pela Cordilheira dos Andes (maior cadeia de montanhas da América do Sul).
Países da América Andina
- Chile
- Bolívia
- Peru
- Equador
- Colômbia
- Venezuela
- A extensão territorial destes países é de, aproximadamente, 5,5 milhões de quilômetros quadrados.
- No tocante à Geografia Física, podemos destacar a presença da Cordilheira dos Andes que se estende de norte a sul, localizada na região oeste do continente sul-americano. O Deserto de Atacama, localizado na costa oeste de Chile e Peru, é outro aspecto geográfico de destaque na América Andina.
- O clima varia de acordo com a localização geográfica da região. Os principais são: Equatorial (Venezuela, Colômbia e Equador); Clima de Montanha (nas áreas de altitudes médias e altas da Cordilheira dos Andes); Desértico no Deserto de Atacama (sul do Peru e Norte do Chile); Tropical (Bolívia e Colômbia) e Temperado (sul do Chile).
- Nos Andes está localizado o Aconcágua, o pico mais alto do Hemisfério Ocidental, com 6.962 metros de altura.
Monte Aconcágua: pico mais alto do Ocidente.
Geografia Humana:
- A população destes países é de, aproximadamente, 135 milhões de habitantes.
- O espanhol é a língua predominante nos países da América Andina, pois todos os países foram colonizados pela Espanha.
- População formada, na maioria, por descendentes de espanhóis, descendentes de indígenas, descendentes de sul-americanos e descendentes de africanos.
- A religião católica é a mais seguida pelos habitantes destes países.
Economia:
- A economia destes países é baseada, principalmente, na agricultura (principalmente voltada para a exportação), no extrativismo (mineral e vegetal), pesca (principalmente Peru e Chile) e indústria (principalmente bens de consumo).
- O PIB (Produto Interno Bruto) somado dos países da América Andina é de cerca de US$ 800 bilhões (estimativa 2011).
- Grande parte das cidades mais populosas está localizada na região litorânea, vales andinos e altiplanos. As regiões metropolitanas de maior destaque são: Bogotá (Colômbia), Santiago do Chile (Chile) e Lima (Peru).