• Matéria: Pedagogia
  • Autor: dungue
  • Perguntado 9 anos atrás

Suponha que você é professor(a) responsável pela alfabetização e que você possui um aluno surdo e conta com a presença de um intérprete em sala de aula, que não é formado em Pedagogia. Nesse contexto, como você organizaria seu trabalho pedagógico de maneira a estabelecer a melhor relação possível tanto com o aluno surdo quanto com o intérprete? Que alternativa você consideraria para a atividade de ditado de palavras, por exemplo? Que outras atividades você teria que adaptar para que esse aluno estivesse realmente incluso nessa sala de aula regular? Apresente pelo menos mais uma atividade e estratégia/recurso que teria que adaptar. Conclua seu texto expressando sua opinião sobre os direitos dos surdos serem matriculados na escola regular e terem também direito a um intérprete para acompanhá-los.

Respostas

respondido por: eulipe
7
A aprendizagem do aluno surdo deve ser pensada, tanto quanto a educacao dos ouvintes. A relação com o intérprete também faz parte do planejamento educacional, conforme Quadros, 2004.

Para utilizar ditado com os surdos é importante associar a palavra-sinal, ou seja, deve haver a imagem para ele visualizar. É como o processo de alfabetizacao do Paulo Freire. por palavra geradora. A língua do surdo é visual, logo é importante explorar essa condição associando-a à escrita em língua portuguesa. (Mais em: Quadros, 2006 - Alfabetizacao e Letramento de Surdos).


As historias infantis podem ser adaptadas explorando muitas gravuras, imagens. os alunos podem fazer teatro, pq desenvolve a capacidade de comunicacao, mesmo q aqueles q nao saibam libras usem o gestual.

sobre os direitos dos surdos, lei 10.436/2002 e 5626/2002, além da lei que regulamenta a prof de tils.
Perguntas similares