Respostas
Olá!
O naturalismo buscava a análise social, assim como os grupos sociais, levantando questões como as desigualdades, e, a valorização do coletivo.
Deste modo, não devemos confundir essa escola com o realismo, que tratava do presente e como o indivíduo vive nele, descartando ideias passadas pelo período contemporâneo a época, sendo uma escola literária que ia na contramão do Romantismo.
Até mais!
A história de “O Mulato” se desenrola nos seguintes cenários: uma cidade no interior do estado do Maranhão, São Luís (capital maranhense), Lisboa (capital de Portugal) e a cidade do Rio de Janeiro. Estas cidades são “o espaço” da obra. “O tempo” da trama, escrita em 1881, é o século XIX, no Brasil ainda pré-abolição da escravidão (1888). A narrativa respeita a cronologia dos fatos.
Obra “O Mulato” aborda temas como escravidão, preconceito racial e traição
Publicado em 1881, “O Mulato” é um dos livros mais conhecidos do escritor naturalista Aluísio de Azevedo. A obra é considerada o marco inicial do Naturalismo na literatura nacional.
O nome do livro faz referência ao protagonista, um mulato bastardo, Raimundo, nascido em uma fazenda no interior do Maranhão. Raimundo é filho do fazendeiro e comerciante português José Pedro da Silva e da escrava Domingas.
Quando Quitéria, a esposa de José Pedro, começa a demonstrar sua desconfiança em relação à escrava, mandando torturá-la, o fazendeiro vê que está na hora de tirar o filho bastardo de cena. José Pedro viaja para a cidade de São Luís, rumo à casa de Manuel, seu irmão, onde deixa o filho.
Mal sabia o fazendeiro que ele próprio voltaria para a casa de Manuel em breve. Ao retornar à sua fazenda, José Pedro encontra a esposa Quitéria na cama com padre Diogo. Ele mata Quitéria, faz um pacto de silêncio com o padre e vai morar com o irmão em São Luís.
Doente, José Pedro volta para sua fazenda e é assassinado a mando do padre Diogo.
Mas o que ocorre com Raimundo? Ainda criança, ele é enviado para Lisboa. Lá, Raimundo se forma em Direito. Mais tarde, o advogado se muda para o Rio de Janeiro.
Em busca das suas origens, Raimundo decide voltar para São Luís, para encontrar-se com o tio, que está com a herança do pai para ele.
No Maranhão, Raimundo desvenda o seu passado e se apaixona por Ana Rosa, filha do tio Manuel, que não lhe concede a mão da filha.
Na hora da fuga de Raimundo e Ana Rosa, aparecem em cena o padre Diogo e Luís Dias, pretendente de Ana Rosa. Raimundo é morto pelo rival.
No final da história, Ana Rosa aborta o filho de Raimundo e se casa com Luís Dias, com quem tem três filhos e vive aparentemente feliz.
Dividida em 19 capítulos, a obra “O Mulato” retrata a sociedade da época (1881) e faz críticas evidentes a ela. Vale lembrar que a Lei do Ventre Livre já havia decretado que os filhos de escravas nascidos a partir de 28 de setembro de 1871 fossem livres, mas que o a escravidão ainda não havia sido abolida (o que veio a ocorrer em 1888).
O final de “O Mulato” deixa claro que a obra não se enquadra nos moldes românticos, com final feliz e o bem vencendo o mal.
Aprenda mais sobre o projeto literário do Naturalismo em: https://brainly.com.br/tarefa/6441716
#SPJ2