Eu quero dizer que o mal [...] não tem profundidade, e que por esta mesma razão é tão terrivelmente difícil pensarmos sobre ele [...] O mal é um fenômeno superficial [...] Nós resistimos ao mal em não nos deixando ser levados pela superfície das coisas, em parando e começando a pensar, ou seja, em alcançando uma outra dimensão que não o horizonte de cada dia. Em outras palavras, quanto mais superficial alguém for, mais provável será que ele ceda ao mal.
A partir da leitura desse trecho, REDIJA um texto, argumentando a favor de ou contra esta
Respostas
Resposta:
Explicação:
Argumento a favor: O mal é uma ação impulsiva própria de animais irracionais que agem e reagem sem a mediação da inteligência. O que torna o homem um ser humano é a sua capacidade de pensar antes de agir, portanto, diante de uma situação adversa é necessário refletir e, a partir desta reflexão, agir ponderadamente calculando as consequências e medindo todos os passos para não se correr o risco de cometer alguma maldade. Como disse Eurípedes, "A razão pode lutar corpo a corpo com os terrores, e derrubá-los."
Argumento contra: O mal não é uma intenção ou reflexão racional, ele é uma ação efetiva que se dá entre os homens no trato de suas relações. Contra ele, é necessário agir com virtude moral praticando efetivamente a justiça, tomando atitudes corajosas, decidindo com prudência no sentido de restabelecer ou estabelecer uma ordem que permita a convivência pacífica entre os homens. Todo avanço científico e tecnológico, frutos do pensamento e da razão, já se mostraram produtores de guerras e ferramentas destruidoras nas mãos de interesses escusos. Por isso, pensar, refletir, contemplar boas idéias não estirparão o mal.