• Matéria: Português
  • Autor: vivianeferreir
  • Perguntado 9 anos atrás

4) Leia o texto:
"A ideia de que na fala "vale tudo", contudo, é uma total ficção. O que ocorre é que, na fala, a busca por formas claras, objetivas, adequadas e precisas de emprego dos recursos da língua é visível, audível, portanto, mais perceptível. Repetições, hesitações, quebras e retomadas da sequência discursiva tornam os processos de seleção e de estruturação dos meios de expressão linguística mais transparente". (VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo, 2014, p. 20)
VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo (Orgs.). Ensino de gramática: descrição e uso. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2014.
Com base nos estudos sociolinguísticos, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
• a) Os estudos sociolinguísticos têm por intuito verificar, analisar e identificar questões de variação, questionando a dicotomia de "certo" e "errado", pois considera que não há erro na língua, mas sim normas que apresentam um dinamismo diferenciado.
• b) Os estudos sociolinguísticos têm como foco a língua e a fala, presentes em meio à sociedade, com o objetivo de verificar as regularidades e classificá-las para, posteriormente, serem incluídas nas gramáticas e dicionários.
• c) Os estudos sociolinguísticos preocupam-se com a abordagem dos tipos de gramáticas nas aulas de língua portuguesa, porque enfatiza que seu uso deve ser recorrente e que os alunos precisam saber identificar as regras da norma padrão no dia-a-dia.
• d) Os estudos sociolinguísticos têm realizado pesquisas com o intuito de descrever a língua e suas regularidades, afinal, em um país tão diversificado é preciso que a população consiga se comunicar de maneira eficiente, por meio da norma padrão.
• e) Os estudos sociolinguísticos têm desenvolvido pesquisas que pretendem modificar as gramáticas, por meio dos dados encontrados de que há diversidade em nossa língua.

Respostas

respondido por: MedVetAguirreLorie
1
Resposta:A
Não existe ''certo'' ou ''errado'' na fala pois é a expressão do sujeito de suas origens.

Perguntas similares