Leia o texto abaixo:
“Os países da América Latina têm um longo registro de esforços de integração econômica, com iniciativas que remontam à década de 1960 (...). Em todo o mundo a tendência à associação por parte de grupos de países tomou impulso a partir de meados dos anos 1980 (...). Para os países da América Latina, aos exemplos externos da década de 1980, vieram somar-se outros estímulos: a) o momento econômico – recuperação do nível de atividade mas com dificuldades creditícias externas, que estimularam a busca de trocas no nível sub-regional; b) o momento político – retomada de processos democráticos em diversos países...” (BAUMANN, Renato. A geopolítica da integração na América Latina – uma perspectiva sul-americana. São Paulo: Cortez Editora, 2001, p. 435.)
Considerando as iniciativas de integração regional na América Latina, leia as seguintes afirmações:
I – O fracasso relativo da integração regional da América Latina pode ser parcialmente creditado à baixa complementariedade entre as economias da região.
II – A criação de mercados regionais integrados fortalece as economias nacionais, ampliando o potencial de inserção da região na economia global.
III – A integração dos mercados regionais desestimula a competitividade das economias nacionais, que já tinham mercados garantidos, tal como acontece atualmente com os países da União Europeia.
IV – O Mercosul se traduz na somatória de esforços dos países do Cone Sul em fornecer commodities ao mercado norte-americano e europeu a preços mais baixos e competitivos.
Estão corretas as afirmações:
II e III.
I e II.
I, II e IV.
I e III.
III e IV.
Respostas
respondido por:
7
a resposta e || e |||
anabreumogi:
estão erradas
Alternativa correta. Se os países têm perfil econômico semelhante, não há muito que trocar e integrar. Economias mais diversificadas teriam maior potencial de integração. Além disso, a integração regional favorece o desenvolvimento e a inserção dos países na economia global.
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás