• Matéria: Filosofia
  • Autor: Khalled
  • Perguntado 8 anos atrás

Qual a teoria política de Aristóteles?

Respostas

respondido por: LucasSabino9
3
Trata-se de um tratado político em oito capítulos, tendo chegado até nós em estado fragmentado.
O termo política deriva do grego "pólis", ou ainda "estado". Um significado para política na concepção Aristotélica é aquela possibilidade de civilizar, de abrandar os costumes do Estado através das instituições, da cultura.
Como sabemos (pelo menos eu sei), o Estado é sem sombra de dúvidas a forma mais elaborada da sociedade.
Modernamente, como diria minha falecida mãe, "eles cagaram o batatal todo". Mas isto não vem ao caso...
O homem é segundo este pensador um animal político por sua natureza. Ele não pode sozinho ou no seio de uma família ou de uma simples aldeia, assumir-se sozinho enquanto homem. Você por exemplo, mesmo virtualmente está se relacionando comigo, que sou outro homem. Você se realiza socialmente, fazendo suas perguntas neste ambiente, ao passo que poderia ler a obra. E eu satisfaço meu ego aqui, te respondendo algo que eu estudei na faculdade de filosofia a muito tempo.
O componente essencial e primeiro de qualquer forma de estado é a família, a "celula máter" (toque de latim valoriza o trabalho) ou célula mãe da sociedade. Para surpresa de alguns, a concepção do chefe da família para Aristóteles , é aquela figura que manda em tudo e em todos. Lembre-se que a escravidão é o motor da sociedade grega.
Numa escala diferente , a família é a imagem do estado.
Agora um pouco de control V .


"Para Aristóteles a Política é a ciência mais suprema, a qual as outras ciências estão subordinadas e da qual todas as demais se servem numa cidade. A tarefa da Política é investigar qual a melhor forma de governo e instituições capazes de garantir a felicidade coletiva. Segundo Aristóteles, a pouca experiência da vida torna o estudo da Política supérfluo para os jovens, por regras imprudentes, que só seguem suas paixões. Embora não tenha proposto um modelo de Estado como seu mestre Platão, Aristóteles foi o primeiro grande sistematizador das coisas públicas. Diferentemente de Platão, Aristóteles faz uma filosofia prática e não ideal e de especulação como seu mestre. O Estado, para Aristóteles, constitui a expressão mais feliz da comunidade em seu vínculo com a natureza. Segundo Aristóteles, assim como é impossível conceber a mão sem o corpo, é impossível conceber o indivíduo sem o Estado. O homem é um animal social e político por natureza. E, se o homem é um animal político, significa que tem necessidade natural de conviver em sociedade, de promover o bem comum e a felicidade. A polis grega encarnada na figura do Estado é uma necessidade humana. O homem que não necessita de viver em sociedade, ou é um Deus ou uma Besta. Para Aristóteles, toda cidade é uma forma de associação e toda associação se estabelece tendo como finalidade algum bem. A comunidade política forma-se de forma natural pela própria tendência que as pessoas têm de se agruparem. E ninguém pode ter garantido seu próprio bem sem a família e sem alguma forma de governo. Para Aristóteles os indivíduos não se associam somente para viver, mas para viver bem. Dos agrupamentos das famílias forma-se as aldeias, do agrupamento das aldeias forma a cidade, cuja finalidade é a virtude dos seus cidadãos para o bem comum. A cidade aristotélica deve ser composta por diversas classes, mas quem entrará na categoria de cidadãos livres que podem ser virtuosos são somente três classes superiores: os guerreiros, os magistrados e os sacerdotes. Aristóteles aceita a escravidão e considera a me

Perguntas similares