"Uma das maiores inovações que sugiram no decorrer da evolução das plantas vasculares foi a semente. Essa estrutura protege e alimenta o embrião dos vegetais, justamente nos estágios mais delicados da germinação. Por isso, as gimnospermas e angiospermas (também chamadas de fanerógamas), têm vantagem sobre os grupos de vegetais que se reproduzem por meio de esporos. A prova disso é que existe um número muito superior de espécies vegetais produtoras de sementes do que de plantas que fazem uso de esporos para se propagar.
Quanto às gimnospermas (...) Esse grupo de vegetais foi o primeiro a conquistar, de forma definitiva, o ambiente terrestre, pois a fecundação não depende mais da água para acontecer e, ainda, o embrião fica protegido contra a desidratação em uma "capa" que também contém nutrientes para o seu desenvolvimento - tudo isso é a semente. Por isso, as gimnospermas são consideradas os "répteis" do Reino Plantae. Muitas vezes, os nomes das estruturas das plantas assusta, num primeiro momento, mas não é complicado se os termos técnicos forem "traduzidos" para a linguagem do cotidiano: por exemplo, as gimnospermas e angiospermas são espermatófitas, ou seja, produtoras de sementes. Também, quando se fala sobre plantas vasculares, significa que elas possuem raiz, caule e folhas."
APRILE, Mariana. Gimnospermas e angiospermas. Uma história de sucesso vegetal Especial. Disponível em: . Acesso em: 07 Ago. 2012.
Com relação aos fragmentos de texto acima e conhecimentos adquiridos na unidade, assinale a(s) alternativa(s) incorreta(s) quanto às plantas:
(A)
As sementes foram importantes adaptações das plantas para seu sucesso evolutivo, favorecendo a ocupação em diferentes regiões. Entre a importância das sementes, destaque para a presença de nutrientes para o embrião e pela capacidade da mesma permancer em repouso, período chamado de dormência.
(B)
Além da presença de sementes, as gimnospermas foram as primeiras a perderem a dependência da água para a reprodução ao passar a apresentar grãos de pólen, estruturas como estróbilos e sementes responsáveis por evitar a perda de água.
(C)
O texto menciona o termo plantas vasculares e são pertencentes a esse grupo as briófitas e as fanerógamas.
(D)
Possivelmente sem o surgimento das sementes, as plantas continuariam a ter hábito anfíbio, ou seja, a ser dependentes da água para a reprodução e sobrevivência, como as briófitas e pteridófitas.
(E)
A presença de sementes é característica basal dentro das plantas, estando presentes nos grupos mais primitivos.
Respostas
respondido por:
8
As incorretas são as alternativas D e E
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás