(Fuvest-SP) A vitamina K3 pode ser representada pela fórmula a seguir.
Quantos átomos de carbono e quantos de hidrogênio existem em uma molécula desse composto?
a) 1 e 3
b) 3 e 3
c) 9 e 8
d) 11 e 8
e) 11 e 10
Respostas
C 11 e H 8
Quando falamos de compostos orgânicos, estamos falando de compostos formados por Carbono e que formam cadeias (CO2 e CN são compostos de carbono mas inorgânicos).
Cadeias são extensões de carbonos ligados a carbonos. Os carbonos fazem 4 ligações covalentes e tem a característica de poderem se ligar até essas 4 vezes, formando estruturas complexas e bem grandes.
Para representar essas moléculas temos inúmeras maneiras. Aqui no caso desse exercício temos a estrutura da vitamina K3, ou seja, como os átomos dessa molécula encontram – se ligados. Chamamos essa representação de fórmula estrutural. Ela pode ser simplificada (quando apresentamos todos os átomos e como estão ligados) ou bastão (que é o caso dessa, onde cada ângulo representa um C e pela quantidade de ligações que ele esta fazendo sabemos a quantos H ele está ligado, sendo apenas os átomos diferentes e as vezes os grupos substituintes – como o metil ou o etil – apresentados).
Portanto, cada ângulo representa um carbono. Temos então 10 angulos mais o carbono do CH3, totalizando 11 carbonos.
Quanto aos Hidrogenios, analisando os quatro primeiros carbonos da esquerda para a direita, cada um deles faz 3 ligações tendo portando 1 hidrogenio. (4 x 1 = 4 H). Os dois carbonos do meio já fazem as 4 ligações então não apresentam hidrogênio. Assim como os que encontram – se ligados aos átomos de oxigênio. O carbono de baixo do carbono substituído (que apresenta CH3) faz três ligações então se liga a 1 hidrogenio (4 +1 = 5H total ate aqui). O carbono substituído já faz as 4 ligações – então não apresenta H – mas o grupo substituinte (CH3) apresenta mais 3H, totalizando 8H.
Obs.:grupo substituinte e carbono substituído recebem essa terminologia porque consideramos o metano (CH4) como referencial onde fez-se a substituição de uma quantidade de Hidrogenios por carbono(s).
Observa-se na fórmula estrutural da Vitamina K3 que sua cadeia é composta por um benzeno (leia mais sobre o BENZENO aqui: https://brainly.com.br/tarefa/3689152) cuja fórmula molecular é C6H6. Porém, dois desses carbonos já estão ligados a outros dois carbonos, o que faz com que sejam perdidos dois carbonos. Então, até o momento, temos 6 átomos de carbono e 4 átomos de hidrogênio.
Restam, ainda, os quatro carbonos correspondentes às quatro arestas do hexágono que não estão ligadas ao benzeno e os hidrogênios ligados a eles, além dos átomos do CH3 evidenciado na fórmula estrutural.
Então, chegamos a um total de 11 carbonos e 7 hidrogênios. Das quatro arestas mencionadas acima, apenas uma corresponde a um carbono ligado a hidrogênios: é aquele localizado entre o carbono ligado ao CH3 e o carbono com ligação dupla no oxigênio. Esse, por fazer apenas três ligações com carbonos, necessita de um hidrogênio para completar as quatro ligações.
Então, temos que a molécula desse composto possui 11 átomos de carbono e 8 átomos de hidrogênio.
Resposta: D.
Espero ter ajudado, um abraço! :)