Estudos analíticos fazem uma comparação entre as possíveis exposições a fatores e seus efeitos, ou seja, a exposição de fatores de risco e a presença de doença. Portanto, esses estudos fazem associações causais. Estudos experimentais ou de intervenção envolvem a tentativa de mudar os determinantes de uma doença, tais como uma exposição, comportamento ou interromper o progresso da doença por meio da introdução de tratamento. O estudo de Framingham foi o primeiro a demonstrar a importância de alguns fatores de risco para o desenvolvimento de doença cardíaca e derrame cerebral. Neste estudo, foram inicialmente recrutados 5.209 moradores de Framinghan (cidade americana) saudáveis entre 30-60 anos para uma avaliação clínica e laboratorial intensa. Desde então, a cada 2-4 anos, esta população e as gerações descendentes são reavaliadas cuidadosamente e acompanhadas em relação ao desenvolvimento de doença cardíaca. Este tipo de estudo se caracteriza por ser: Alternativas: a) Analítico, observacional, transversal. b) Experimental-longitudinal. c) Analítico, observacional, longitudinal. d) Descritivo. e) Experimental-transversal.
Respostas
respondido por:
68
analitico, observacional longitudinal
respondido por:
30
Olá!
c) Analítico, observacional, longitudinal.
Conforme as características apresentadas no texto, o estudo analítico é aquele que objetiva a comparação entre fatores de risco e as doenças que podem aparecer neste contexto.
Além disso, trata-se de um estudo observacional, já que a cada 2-4 anos, são refeitas avaliações para observar as mudanças ocorridas nos objetos de estudo, sendo, além disso, longitudinais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás