• Matéria: História
  • Autor: radulvalac
  • Perguntado 8 anos atrás

Leia com atenção os excertos, a seguir, que tratam do tema globalização:

I - A globalização provocou uma alteração histórica na concepção de sociedade: esta, até então relacionada a uma nação, a um território (sociedade nacional), passa a ser pensada (e vivida) de forma global (IANNI, 1994, p. 147 apud PERISSATTO, 2016, p. 161).

II - A sociedade nacional, emblema clássico das ciências sociais, passa a ser substituída pela sociedade global: é preciso repensar a forma de enxergar a História daqui em diante (PERISSATTO, 2016, p. 164).

III - O trabalho ocasional é frequentemente visto como um produto negativo da globalização e da liberalização do comércio, processos que desde a década de 1990 impuseram mais pressão sobre os governos nacionais para que estes removessem a rigidez do mercado de trabalho e mantivessem uma força de trabalho mais flexível (LIMA, 2016, p.56-57).



Após analisar os excertos, é possível afirmar que todas as alternativas estão corretas, com exceção de:

ALTERNATIVAS

O mercado, operado pelas empresas, passa a ditar algumas regras, independentemente da soberania do governo de um Estado.


Habituamo-nos a contar a História tendo as nações como agentes, atores. No entanto, a globalização traz aos fatos históricos caráter global.


O Estado, com a prerrogativa de definir leis e demais regras, mesmo com a globalização econômica e cultural, continua como centro do poder econômico.


Apesar de toda importância do Estado-Nação para própria consolidação do capitalismo, a globalização transferiu o poder econômico para iniciativa privada.


Até as relações de trabalho locais podem sentir as implicações trazidas pelo processo de globalização, no qual as empresas buscam as situações mais favoráveis para produção.

Respostas

respondido por: monic07021969
3
Eu penso que a resposta correta é a letra C


JulioRadamanthys: Respondi a Letra C, mas foi pensando em estado que cheguei a esta conclusão.
respondido por: rhuanbetaninp5jzyy
4

Resposta: c

Explicação:O Estado, com a prerrogativa de definir leis e demais regras, mesmo com a globalização econômica e cultural, continua como centro do poder econômico.

Perguntas similares