Respostas
Durante o processo de metamorfose dos anuros, os girinos ganham seus membros. Inicialmente, desenvolvem-se os membros posteriores na região próxima ao início da cauda e, posteriormente, desenvolvem-se os membros anteriores. Ocorre também o surgimento dos pulmões e modificações na estrutura do coração, que passa a ter dois átrios e um ventrículo. Assim que o pulmão forma-se, o animal pode sair do interior da água. Finalmente ocorre a reabsorção da cauda e o animal passa a apresentar as características morfológicas de um adulto, apesar de ainda serem pequenos.
Todo o processo de metamorfose em anfíbios é controlado através dos hormônios produzidos pela glândula tireoide, sendo marcado por um aumento na concentração de T4 (tiroxina). É importante destacar que a metamorfose apresenta período de tempo variável de um grupo para outro.
Olá, boa noite.
Os anfíbios sofrem metamorfose completa, passando por mudanças que preparam um organismo aquático para uma existência terrestre.
Sua metamorfose é da seguinte forma:
Dos ovos postos na água, nascem pequenas larvas (os girinos), que possuem brânquias externas e cauda, mas não têm pernas.
Logo após esse período eles começam a adquirir novos membros, e quando vão para o ambiente terrestre, possuem respiração pulmonar e cutânea.
Tempo de duração:
Por volta de dois meses de idade, a cauda do girino diminui e ele adquire as pernas traseiras, sua respiração continua branquial. Quando o girino está com mais ou menos três meses e meio de idade, suas branquias começam a desaparecer e ele vai passando a respirar pelos pulmões, sendo já, quase uma rã ou sapo.
Espero ter ajudado;
Boa sorte!