(UFRJ) No processo evolutivo,centenas de espécies podem ser criadas em um tempo relativamente curto. Esse fenômeno é conhecido como radiação adaptativa. No grupo dos répteis,ocorreu uma grande radiação adaptativa após o aparecimento da fecundação interna e do ovo amniótico;muitos espécies desse grupo surgiram e ocuparam o habitat terrestre. Explique por que o ovo amniótico facilitou a ocorrência dessa radiação adaptativa.
Respostas
O ovo amniótico introduziu um novo anexo embrionário: o âmnio.
Esse anexo permitiu a hidratação e a proteção contra impactos dos embriões dentro dos ovos. Sendo assim, esse grupo de animais não precisava ficar em locais úmidos para se reproduzirem, e por isso puderam conquistar a maior parte do ambiente terrestre.
Isso os expôs a uma grande variedade de agentes evolutivos, em vários habitats e nichos ecológicos, o que se desencadeou na formação de muitas novas espécies num curto período de tempo, caracterizando a radiação adaptativa ocorrida.
No processo evolutivo,centenas de espécies podem ser criadas em um tempo relativamente curto. Esse fenômeno é conhecido como radiação adaptativa. O ovo amniótico facilitou a ocorrência dessa radiação adaptativa, pois ele, permite ao embrião, respirar e se alimentar durante o seu desenvolvimento, isso dentro de uma costra protetora, que oferece, uma termorregulação.
Amniotas são um clado de vertebrados tetrápodes. Caracterizam-se pelo desenvolvimento de quatro envelopes: o córion, os alantoides, o amnion e o saco vitelino e cria um meio aquoso para o desenvolvimento do embrião. O surgimento do ovo amniota em um grupo de tetrápodes possibilitou a conquista mais completa de hábitats terrestres.
Você pode ler mais em: https://brainly.com.br/tarefa/21297754