É difícil elencarmos ao longo da história quais documentos foram mais relevantes para a formação de professores ou para a educação de maneira geral em nosso país. É necessário compreender que cada período tem sua importância e uma produção como resultado de seu contexto. E o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932, é um desses documentos que se tornou parte importante da história da educação brasileira. Tal documento apresenta pontos positivos e negativos, e muitos avanços em termos de proposta para a educação, principalmente considerando seu contexto. Desse modo, analise as alternativas abaixo e considere a correta referente as características do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova de 1932.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Os movimentos educacionais no Brasil tiveram uma significativa mudança nas décadas de 1920 e 1930. O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, em 1932, foi o ponto culminante, pois esse documento propunha uma reconstrução da Educação Nacional no Brasil, sugerindo, também, uma mudança na política Educacional (BARREIRO; GEBRAN, 2006). O Manifesto dos Pioneiros veio a público no centro das disputas do Ministério da Educação e Saúde no Brasil, que fora recém-criado em 1930.
O “Manifesto dos Pioneiros da Educação” foi um documento escrito em 1932, durante o governo de Getúlio Vargas. Tinha como objetivo interferir na Educação Brasileira que até o momento era destinada a uma elite intelectual. O documento foi redigido por 26 intelectuais, dentre eles Fernando de Azevedo. O movimento contou com uma crítica da Igreja Católica, que, no período, era concorrente do Estado na Educação da população. A oportunidade de acesso à escola e qualidade do ensino era um privilégio de uma pequena classe dominante. A luta era, portanto, ideológica, pois reivindicava uma autonomia para a função educativa e a descentralização do ensino. No entanto, essa descentralização só ocorreria na Constituição de 1946.