• Matéria: História
  • Autor: marcosborges2005
  • Perguntado 7 anos atrás

O que você pensa sobre a prática de venda e compra de votos nos dias atuais?
Essa prática é uma atitude cidadã?Justifique??

Obs: resposta em forma de texto de no mínimo 25 linhas e de três parágrafos.

Respostas

respondido por: guilhermemarsol
60

Resposta:

Parágrafo 01 - A compra e venda de votos no Brasil possuí uma conotação histórica tendo em vista que desde que o Brasil se tornou uma república era comum que os coronéis (Elite econômica e política da época) realizassem trocas de favores por voto (Poderia ser alimentos, remédios, dinheiro, dentadura...). Tal prática é conhecido pela historiografia como voto de cabresto, ou seja, um voto que não partiu da opinião do eleitor, mas que no caso foi votado devido um interesse por parte do eleitor e que foi sanado pelo político (Ou cabo eleitoral interessado na vitória do político) interessado na vitória das urnas.

Explicação:

Parágrafo 02 - Tal prática não pode ser considerada uma atitude cidadã, já que uma das missões dos cidadãos é de eleger aquele representante na qual o mesmo considera ser o melhor para governar o seu país, estado ou município e o voto deve ser uma atitude pensada e refletida, mas que quando ocorre o processo de compra de votos a reflexão e escolha perde o seu sentido e o político eleito não foi eleito por ter o melhor plano de governo ou ser o melhor capacitado, mas sim porque comprou tal vitória, fatos estes que exumem a possibilidade de alguém que compra ou vende votos ser considerado um cidadão.

Parágrafo 03 - Destarte, penso que a compra e venda de votos possuí no Brasil uma tradição histórica, tendo em vista que desde que o Brasil passou a permitir que toda a população votasse, independentemente da renda, começou a ocorre ruma série de compra e venda de votos por parte de políticos (compram) e da população (vendem) e tal fato elimina a cidadania de qualquer um dos dois, já que os mesmos não estão preocupados com interesses de seu povo (função dos políticos), mas sim de interesses particulares.


guilhermemarsol: Vai ganhar uma boa nota em amigão
marcosborges2005: Muito obrigado meu amigão
Pela qualidade do texto vou ganhar simm.
guilhermemarsol: Precisar de ajuda, principalmente em história pode me chamar no Whats: (44) 99816-0629
marcosborges2005: Tá blz então meu amigo
muito obrigado
respondido por: heloisagoncalves745
0

A prática de venda e compra de votos é desrespeitosa para a sociedade, pois demonstra o nível de corrupção dos políticos e a falta do exercício consciente da cidadania por parte dos eleitores.

Essa prática não pode ser considerada cidadã nem para quem compra e nem para quem vende o voto, pois se trata de desperdício de voto e de falta de reflexão e criticidade quanto ao poder de voto do cidadão.

Venda e compra de votos

Assim, o político que efetua essas compras apenas demonstra seu descompromisso com o sistema eleitoral e com a gestão pública, enquanto a pessoa que vende apenas troca possíveis benefícios coletivos por benesses pessoais de curto prazo.

Aprenda sobre o exercício consciente da cidadania: brainly.com.br/tarefa/26718431

Anexos:
Perguntas similares