Respostas
Resposta:
Explicação:A primeira consiste na aplicação de pigmentos sobre superfícies, e a segunda é a gravação de desenhos feitos com fissuras nas rochas.
gravura rupestre
Gravura rupestre localizada na Pedra do Ingá, Paraíba (Brasil)
Ademais, é preciso salientar que o nome dado ao tipo de arte encontrada no interior das grutas e cavernas recebe o nome de arte parietal, sendo portanto uma "vertente" da arte rupestre.
A arte rupestre geralmente possui a técnica e a temática relacionadas com a caça e a vida cotidiana. Por vezes, ela apresenta motivos abstratos.
Uma das hipóteses mais aceitas é de que certas imagens possuíam cunho ritualístico ou mágico, no qual pintar seria um rito propiciatório para garantir o êxito do caçador.
Materiais Utilizados na Pintura Rupestre
Os pigmentos utilizados são materiais facilmente encontrados na natureza, como argilas, minerais, carvão, ossos carbonizados e vegetais misturados aos aglutinantes para dar viscosidade e fixar o pigmento.
Para esse fim, triturava-se os elementos sólidos e se adicionava clara de ovo, sangue, excrementos (principalmente de morcegos), gordura animal, bem como ceras e resinas vegetais.
Técnicas e Temáticas da Arte Rupestre
As primeiras técnicas que foram utilizadas eram bastante simples, consistindo em linhas e traços e em "mãos em negativo". Esse método resumia-se em colocar as mãos nas paredes das cavernas e assoprar pigmentos em pó sobre elas, a fim de obter a silhueta das mãos.
cueva de las manos arte rupestre
Mãos em negativo na Cueva de las Manos, Argentina
Mais tarde, outras formas de representação surgiram até que eles dominassem elaboradas técnicas claro-escuro e pinturas policrômicas, ou seja, com várias nuances de cores distintas.
pintura rupestre em Altamira
Representação rupestre de animal encontrado em Altamira (Espanha) apresentando pintura policrômica
Nessa época, começam a retratar animais, sobretudo bisões, cavalos, cervos. Também é possível encontrar imagens do cotidiano, com cenas de caça, dança, luta e sexo.
cena cotidiana em arte rupestre
Exemplo de arte rupestre representando cena do cotidiano
A arte no Período Paleolítico
A arte no Período Neolítico
Arte Rupestre no Brasil e no Mundo
As pinturas da caverna de Altamira, na Espanha, foram as primeiras a serem apresentadas ao mundo oficialmente cerca de 150 anos atrás.
Após esta, outras surgiram em todo o globo. Porém, as mais preservadas e estudadas localizam-se na França e no norte da Espanha, em Portugal, na Itália, na Alemanha, nos Balcãs, no norte mediterrâneo da África, na Austrália e na Sibéria.
Arte Rupestre no Brasil
Locais no Brasil onde foram encontradas manifestações de arte rupestre:
Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato (Piauí)
Parque Nacional Sete Cidades (Piauí)
Cariris Velhos (Paraíba)
Lagoa Santa (Minas Gerais)
Rondonópolis (Mato Grosso)
Peruaçu (Minas Gerais)
O Parque Nacional da Serra da Capivara é o maior sítio arqueológico da América e Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO
Veja também: Pré-história Brasileira
Arte Rupestre na Europa
Algumas demonstrações de arte rupestre encontradas no continente europeu: