• Matéria: ENEM
  • Autor: AleexMerino715
  • Perguntado 7 anos atrás

A tradição conservadora no Brasil sempre se temsustentado no sadismo do mando, disfarçado em"princípio de Autoridade" ou "defesa da Ordem".Entre essas duas místicas — a da Ordem e a daLiberdade, a da Autoridade e a da Democracia— é que se vem equilibrando entre nós a vidapolítica, precocemente saída do regime desenhores e escravos. Na verdade, o equilíbriocontinua a existir entre as realidades tradicionaise profundas: sadistas e masoquistas, senhores eescravos, doutores e analfabetos, indivíduos decultura predominantemente europeia e outros decultura principalmente africana e ameríndia..A partir das ideias de Gilberto Freyre, avalie asasserções a seguir e a relação proposta entre elas.I. A apresentação de interesses particularescomo universais esconde as diferençasprofundas existentes entre grupos nasociedade brasileira, sendo um dosaspectos da acomodação de poder nasociedade brasileira.PORQUEII. A origem ibérica da sociedade brasileirapropicia um senso de dever oriundodo moralismo católico, que atenua osconflitos sociais.A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.@ As asserções I e II são proposições verdadeiras,e a II é uma justificafiva correta da I.O As asserções I e II são proposições verdadeiras,mas a II não é uma justificativa correta da I.O A asserção I é uma proposição verdadeira, e a IIé uma proposição falsa.O A asserção I é uma proposição falsa, e a II é umaproposição verdadeira.O As asserções I e II são proposições falsas.

#ENADE

Respostas

respondido por: winederrn
0

A letra (C) é o gabarito da questão.

I. A apresentação de interesses particulares como universais esconde as diferenças profundas existentes entre grupos na sociedade brasileira, sendo um dos aspectos da acomodação de poder na sociedade brasileira.

CERTO. É o que acontece no campo do agronegócio, onde poucas famílias possuem grandes pedaços de terras e conseguem benefícios fiscais por meio da política agrícola defendida pela bancada rural no Congresso Nacional.

II. A origem ibérica da sociedade brasileira propicia um senso de dever oriundo do moralismo católico, que atenua os conflitos sociais.

ERRADO. Na verdade, a religião católica contribui para a construção de uma sociedade mais pacífica e aberta ao diálogo saudável entre aqueles que se colocam como oposição e posição (no campo político).

Acredite em seu potencial!

Perguntas similares