• Matéria: História
  • Autor: laraxavier4
  • Perguntado 7 anos atrás

O feudalismo é tradicionalmente definido como uma sociedade dividida em três ordens. A sociedade feudal foi assim descrita pelo bispo Adalberon (925-989):

[...] a cidade de Deus que é tomada como una, na realidade é tripla. Alguns rezam, outros lutam e outros trabalham. As três ordens vivem juntas e não podem ser separadas. Os serviços de cada uma dessas ordens permitem os trabalhos das outras duas e cada uma por sua vez presta apoio às demais.

PINSKY, Jaime (Org.). Modo de produção feudal. 3. ed. São Paulo: Global, 1984. p. 71.

A partir do texto, é correto afirmar:

a A vida cotidiana dos senhores feudais era regulada pelos princípios morais da cultura "bárbara" e pelo distanciamento do cristianismo.

b A Igreja empenhou-se na preservação do legado cultural greco-romano como uma forma central de obtenção de lucro financeiro.

c O clero, por meio das heresias e de Inquisição, manteve total controle sobre a religiosidade medieval.

d A Igreja conviveu harmonicamente com os muçulmanos, o que possibilitou um forte avanço científico na Idade Média.

e A ordem social era justificada pela Igreja e podia ser sintetizada na expressão: "Alguns rezam, outros lutam e outros trabalham".

Respostas

respondido por: lucasmendeslacerda16
7

Resposta:

Letra E. Pois, como dito pelo próprio enunciado, o feudalismo é tradicionalmente definido como uma sociedade dividida em três ordens: clero(alguns rezam), nobres(outros lutam) e os servos(os que trabalham).

Perguntas similares