Fazer a diferença
Era uma vez, um escritor que morava numa praia tranquila, numa colônia de pescadores. Todas as manhãs, ele passeava à
beira-mar para se inspirar e, à tarde, escrevia. Um dia, enquanto caminhava pela praia, viu a silhueta de alguém que parecia dançar. Quando se aproximou, viu um jovem a apanhar estrelas-do-mar na areia e a jogá-las ao oceano.
¬ Por que estás a fazer isso? ¬ perguntou o escritor.
¬ A maré está baixa e o Sol está quente. As estrelas vão secar e morrer se ficarem aqui na praia.
¬ Mas, jovem, existem milhares de quilômetros de praias por este mundo e centenas de milhares de estrela-do-mar espalhadas pelas suas areias. Jogar algumas de volta ao mar...Que diferença faz? A maioria vai morrer de qualquer maneira...
O jovem pegou mais uma estrela na areia e atirou-a de volta ao mar. Depois olhou para o escritor e disse:
¬ Para esta fez diferença!
1.O que originou o diálogo entre o escritor e o jovem?
2. Onde acontece a narrativa?
3. Como podemos caracterizar, psicologicamente, o escritor e o jovem?
4. Você concorda com a forma com que o escritor vê a vida? Por quê?
5. Você concorda com a forma com que o jovem vê a vida? Por quê?
6. Que lição de sabedoria podemos tirar da parábola lida?
Respostas
Resposta:
oii
1- A curiosidade do escritor
2-Na Praia
3-escritor: introvertido.Ao contrário do extrovertido, esse tipo de indivíduo pensa primeiro nas consequências que os seus pensamentos e atos terão para si mesmo e não para o resto do mundo. Na maioria das vezes, o introvertido nem pensa se os outros poderão se beneficiar ou não com o que ele faz.
jovem:extrovertido. Esse tipo de pessoa geralmente está mais focado no que acontece ao redor dele primeiro e só depois começa a pensar internamente. Isso faz com que a maioria das decisões seja tomada sempre pensando nas consequências para os outros e as situações e não para si mesmo.
4- Não, pois se fosse ele a estrela, garanto q gostaria de ser salvo, pois faria uma grande diferença para ele. Mas como ele não é pra ele não faz diferença nenhuma.
5- Sim, pois mesmo que a diferença seja minima, fizemos nossa parte.O mundo precisa de mais pessoas assim, pois esse jovem "se pois no lugar dela" pensou no próximo.
6- Se podemos ajudar de alguma forma porque não ajudar? Mesmo que seja salvar 2 em um milhão, vai fazer uma diferença simm, se não para vc para a vida desses 2 sim.
Espero ter te ajudado ^^
Espero ter te ajudado ^^me segue para eu poder te ajudar mais vezes
a resposta da pergunta 5 e 6 são pessois. Se tiver uma opinião contrária da minha a-coloque, mas se concordar com a minha deixe-a
Explicação:
se tiver alguma dúvida pergunte ok
obrigada pela resposta, amigo! também tô fazendo essa atividade.