Texto O leão e o mosquito Certa tarde, numa floresta distante, o rei dos animais ridicularizava impiedosamente um mosquito dizendo: - Saia de perto de mim, seu inseto imundo, excremento do esgoto! Bicho nojento! Muito irritado, o pequeno mosquito resolve declarar guerra ao leão: - Não pense você que conseguirá intimidar-me com a altivez de sua cabeleira e com a posição que ocupa na cadeia alimentar. Você está enganado! Eu não tenho medo de você, pois muito mais corpulento é o touro e eu o conduzo de acordo com a minha vontade! E, decidida, toma distância e num voo rápido e certeiro atinge o rei dos animais bem no peito. E tem início a batalha! O felino põe-se a rugir encolerizado, seus olhos saltam de raiva, a boca incha-se, as presas ficam à vista e toda a floresta se afasta e se esconde em lugar seguro. - Quem diria... e tudo por causa de um mísero inseto! Um mosquito! E o mosquito continuava a ofender o rei da floresta de todos os modos. Foram picadas nas costas, no focinho, nas patas, barriga, entrava pelas narinas deixando o leão tão desesperado que, sem controle, se arranhava, mordia sem parar. E, no máximo de sua ira, numa investida final sobre o mosquito, erra o alvo e acerta a si próprio, rasgando seu ventre. A fera ainda golpeia o ar e, furioso e inconformado, já exausto, lança-se ao chão. Após a batalha sangrenta, o mosquito, orgulhoso é vitorioso, sai cantando vitória... E na vontade de contar a novidade a todos da floresta, em voo veloz e hilariante, o mosquito é interceptado por uma simples e delicada teia de aranha. Apanhado, mantém-se imóvel esperando pela morte, fim de suas aventuras. Moral: É preciso acreditar em si mesmo, mas também reconhecer suas limitações e buscar superá-las. La Fontaine ATIVIDADE: 1- Pense nas suas limitações e crie 5 estratégias de como superá-las:
Respostas
Resposta:
Cada um tem suas próprias limitações, eu tenho várias.
Posso citar as limitações das personagens, o Leão, por exemplo, apesar de ser o rei da selva e ter títulos nobres e de autoridade máxima, não consegue abater um simples mosquito porque não o vê com facilidade, não é uma de suas presas. Já o mosquito apesar de ter esta vantagem sobre animais que não são seus predadores naturais, esquece dos verdadeiros inimigos.
Portanto há uma divergência de ideias.
Quanto às minhas limitações, posso dar 5 estratégias básicas de como não negligenciar questões como esta:
- Posso afirmar a mim mesmo que vou ser melhor, porém sem desafiar ninguém.
- Assim como demostrar a outras pessoas, todavia, sem ter que parecer de quaisquer maneiras superior e orgulhoso.
- Aprender a agir em acordo com a coletividade (sociedade), sem ter que transparecer esnobe.
- Diversificar as minhas habilidades e entender qual a minha principal função, pois ninguém é bom em tudo, e precisamos saber no que realmente somos ágeis.
- Por último, ser gestor da própria emoção, claro, não se pode controlar as emoções mas ainda se pode ter uma arbitrariedade sobre o lado subjetivo, ou seja, tratar para que as minhas ações não prejudiquem o próximo.
Bons estudos!
As limitações humanas corresponde aos limites que os seres humanos possuem, sendo que os mesmos podem ser variados e englobar a parte física, a emocional e a comportamental. Pensando em superar essas limitações algumas estratégias podem ser utilizadas de forma positiva.
5 Estratégias para superar as limitações humanas
- Autoconhecimento
Para o reconhecimento dos seus limites os seres humanos necessitam identificar seus pontos positivos e negativos. O autoconhecimento é a principal estratégia para a superação de limites, sendo indispensável que a reflexão sobre suas ações e seus sentimentos façam parte de uma rotina. A psicoterapia é um dos meios do ser humano se reconhecer como protagonista da própria história.
- Escolhas
Para ultrapassar os limites é necessário dar um passo de cada vez, sendo que após a identificação dos limites, através das técnicas de autoconhecimento, é necessário identifica se você quer superar essas limitações. Muitas vezes as pessoas se sentem bem com as suas limitações e esta tudo certo, pois a superação das mesmas é uma escolha. É possível escolher superar certas limitações e outras não, tudo certo, escolhas na vida são individuais.
- Um passo de cada vez
A partir da escolha de superação dos limites será necessário ultrapassar esses limites aos poucos, sendo que os passos dados devem ser realizados aos poucos, pois é preciso que a pessoa consiga trabalhar internamente as mudanças.
- Acomodação das novas atitudes
Quando ocorre as mudanças pode levar um tempo para as pessoas conseguirem processar e se sentir bem com aquela mudança, portanto é necessário acomodação dessa nova atitude. Muitas vezes a superação dos limites foi uma escolha racional, portanto, o sentimental precisa ser trabalhado a fim de aceitar essas novas atitudes que podem não fazer sentido emocional inicialmente.
- Tentar sempre
É possível tentar essa superação e na primeira tentativa não conseguir prosseguir, sendo assim, saiba que esse é um processo normal. A segunda tentativa poderá apresentar resultados mais promissores, caso isso não ocorra tente em uma terceira tentativa. O importante é não desistir.
Saiba mais sobre as limitações humanas: https://brainly.com.br/tarefa/50174799