PUC – RJ adaptado) O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos. (Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro. Arquimedes, 2006). Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta CORRETAMENTE os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da produção de soja no Centro-Oeste. *
1 ponto
a. Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
b. Aumento da utilização da mão de obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.
c. Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.
d. Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
e. Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações na natureza (meio físico-biótico) e grandes propriedades agrícolas.
Respostas
respondido por:
61
Resposta: Alternativa E
fabriciodiniz1:
hummmmm q feio pegando questão de prova
respondido por:
9
Resposta:
Letra E
Explicação:
É a alternativa que se encaixa corretamente com a pergunta
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás