b) Pesquise na internet qual foi o símbolo dos integralistas e identifique qual das imagens está associada com tal símbolo. Por fim, relacione cada momento político do governo Getúlio Vargas com as vestimen- tas e os discursos representados na charge.
Respostas
Olá Ana!
1931 – Uniforme de tenente - Vargas entrou na política para mudar a velha republica do café com leite, onde as decisões eram tomadas pelas oligarquias mineira (produtora de leite) e paulista (produtora de café). O governo tomou medidas democráticas, criou as bases da legislação, sancionou o voto secreto e o feminino e buscou atender às revoluções do proletariado urbano com o intuito de impedir a aproximação do Partido Comunista. Os principais cargos do governo foram ocupados por "tenentes" para interferir nas ações dos coronéis e sua influencia politica na região. Essa escolha causou atritos com a velha oligarquia resultando na Revolução de 32.
1935 – Vestimenta de político. O cenário político era majoritariamente composto por comunistas ( que tentaram derrubar o governo por meio de uma insurreição) e integralistas (defensores do nazi-facismo) que ganharam muitos adeptos devido à saída radical que propunham da crise do final dos ano 20. Com alta representação nacional e aumentando, geravam receio nas camadas dirigentes. O Estado (em nome de Getulio) buscava fortalecer o Estado e coloca-lo acima dos conflitos.
1937 – Estado novo - uniforme militar nazi - fascista (alem do símbolo do movimento integralista na gravata). Declarado “Estado de sitio” por GV devido à instabilidade que os políticos ocasionaram – tanto do lado integralista quanto comunista – GV que já vinha preparando a sociedade para a centralização política (por meio da propaganda) apela com sua propaganda a um poder mais radical. Tendência ideológica do nazi-fascismo, mas que nao podia ser oficialmente declarado devido ao apoio aos norte-americanos na 2a Guerra.