Respostas
Resposta:
A sociedade feudal europeia estava dividida em três estamentos(classes), com funções definidas: a nobreza, o clero e os camponeses.
Explicação:
Nobreza: era a classe dominante. Apropriava-se da produção servil e
administrava a justiça, criava e cobrava impostos, cunhava moedas, determinava a guerra e a paz.
Clero: dividido em alto e baixo, dedicava-se à oração e à propagação da fé cristã e justificava as relações sociais. A Igreja detinha o monopólio do saber e do conhecimento.
Camponeses: formavam a classe não privilegiada; divididos em duas categorias: servos (trabalhavam a terra e estavam presos a ela, não podendo abandonar o feudo) e vilões (trabalhadores livres, com obrigações definidas em contrato de trabalho). As obrigações servis eram: cultivar a terra e pagar tributos
Sociedade estamental foi uma forma de organização social existente antes da Sociedade Industrial, na qual a população era dividida em estamentos (grupos sociais). Nesse tipo de estrutura, a posição do indivíduo na hierarquia social era determinada por lei, não permitindo a ascensão social.
A sociedade feudal era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.
Clero
A Igreja tinha grande influência nos costumes e formas de agir do mundo medieval, sendo divididos entre alto e baixo clero. O primeiro era composto por membros da Igreja que influenciavam nas decisões políticas dos reis e senhores feudais. Já o baixo clero era composto por padres e monges que cuidavam da vivência religiosa das populações feudais ou viviam em mosteiros.
Nobreza
Os nobres eram representados pela figura do senhor feudal, que tinha autoridade dentro de suas posses. Boa parte de seus filhos formava a classe dos cavaleiros, designados para garantir a proteção militar do feudo. Em outros casos, um nobre poderia se ocupar da administração das terras de um feudo ou voltava-se para a vida religiosa.
Servos
A classe servil era composta por camponeses destinados a trabalharem nas terras cultiváveis do feudo e pagar as exigências feudais (redevances) que constituíam em um conjunto de impostos cobrados pelo senhor das terras. Entre outras exigências, senhor feudal poderia requerer parte da produção agrícola do servo (talha), cobrar um imposto pelo número de servos presentes no feudo (capitação) e outras cobranças.