O figado é um dos órgãos mais importantes do organismo quando se trata de metabolismo energético. Ele é palco da maioria das reações de produção de energia e serve também como armazenador de glicogênio. Praticamente toda substância que entra na corrente sanguínea passa pelo figado em algum ponto de sua meia-vida.
A ingestão continua e excessiva de álcool gera um estado de falência hepática irreversível, apesar da imensa capacidade regenerativa do figado. Esse estado é chamado de cirrose hepática.
Quando metabolizado pelo figado, o etanol se transforma em acetaldeido, ou etanal. Este composto é extremamente tóxico para o organismo e é o principal causador dos sintomas da ressaca, como dores de cabeça, náuseas e mal estar generalizado.
A imagem mostra o metabolismo do álcool no figado e suas consequências. A transformação do etanol no figado é realizada pela enzima álcool-desidrogenase, que produz acetaldeido, uma substância extremamente tóxica para o organismo.
O processo realizado pela enzima álcool-desidrogenase, no fígado, é DENOMINADO como reação de:
a) oxidação
b) adição
c) subtração
Anexos:
Respostas
respondido por:
1
Resposta: A resposta é a letra A
Explicação: A maior parte do álcool ingerido é metabolizado no fígado pela ação da enzima álcool desidrogenase (ADH). Esta enzima converte o álcool em acetaldeído, que mesmo em pequenas concentrações, é tóxico para o organismo. A enzima aldeído desidrogenase (ALDH), por sua vez, converte o acetaldeído em acetato3.
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás