• Matéria: História
  • Autor: rhrdelima
  • Perguntado 3 anos atrás

O relato de viajantes foram, durante muito tempo as únicas fontes para se conhecer os povos que habitavam os continentes além da Europa. Muitos dos textos produzidos pelos poucos a se deslocarem da Europa para os territórios da América, África e Ásia, na primeira e segunda metade do século XIX, eram carregados de interpretações distorcidas e relatos com julgamentos. Em relação ao olhar dos pensadores europeus no século XIX sobre as populações não-europeias analise as afirmativas a seguir:

I- Os primeiros passos da antropologia definiam os europeus como uma civilização decadente e distanciada da formação social ideal. Os relatos supervalorizavam os povos encontrados nos continentes dominados pelas nações europeias.
II- Uma generalização constante dos povos encontrados nos continentes pelos europeus os considerava inferiores em sua organização econômica, social e cultural. Esta inferioridade poderia ser considerada natural ou limitação racional.
III- Um dos pensadores que justifica a superioridade da civilização ocidental é Augusto Comte. O pensador francês argumenta que o domínio da racionalidade científica e sua orientação na condução humana faz dos ocidentais superiores.
IV- Hegel foi outro pensador que valorizou o ocidente. Para ele, as nações europeias são protagonistas da história humana e os demais povos, por mais que se desenvolvam nunca iriam chegar ao nível o homem ocidental.

É correto apenas o que se afirma em:

Respostas

respondido por: Emanuelolimpio
3

Resposta:

A reposta correta é II, III e IV.

Perguntas similares