Respostas
No Brasil, os casos de segregação racial ocorrem através da falta de oportunidade de negros a estudos e empregos de qualidade, lazer, renda, moradia adequada. Foi criada a Constituição e uma Lei denominada Afonso Arinos, que proíbem a descriminação racial no país.
Racismo no Brasil:
A abolição da escravatura foi o primeiro passo para acabar com a escravidão no país. Em seguida, a Constituição, somada com leis que punem atitudes racistas estão presentes atualmente.
No entanto, ainda é vivenciadas situações cotidianas de mortes, ataques e violências com negros. Além disso, há consequências da segregação passada, gerando desigualdades sociais e fazendo com que necessitem cada vez mais de políticas públicas.
Bons estudos!
O escravismo foi a maior expressão da segregação racial no Brasil, sendo marcado pela exploração do negro que, anos após a abolição do sistema, ainda encontra dificuldades de ascensão social devido ao racismo estrutural e de marca.
Segregação racial no Brasil
No mundo, há exemplos mais recentes dessa realidade, como o Apartheid na África do Sul, onde a distinção entre as etnias foi legalizada para que diferentes povos não se misturassem, não muito diferente do que ocorreu no Brasil até o século XIX.
Apesar de a comunidade negra ser livre no Brasil atual, ainda carrega marcas de preconceitos e exclusões, revelando que a resolução da segregação racial é complexa e cultural.
Aprenda mais sobre a segregação racial: brainly.com.br/tarefa/20060565
#SPJ5