Respostas
Resposta:
1- A Primeira Revolução Industrial foi um importante processo de transformação política, econômica e social, iniciado em meados de 1760, na Europa. Qual foi o país europeu pioneiro na implementação da Revolução Industrial?
R: A Inglaterra foi o primeiro palco das transformações da Primeira Revolução Industrial. O acúmulo de capital da burguesia assim como a presença mão de obra barata, por meio do intenso êxodo rural, propiciaram à Inglaterra o pioneirismo das atividades industriais.
2- No que toca às mudanças na sociedade empreendidas pela Revolução Industrial, qual movimento foi determinante para a ocorrência das transformações advindas desse período?
R: A ascensão da burguesia como principal classe econômica e política do período possibilitou que os burgueses fizessem vastos investimentos de capitais na construção de fábricas. Dessa maneira, houve um intenso crescimento das atividades industriais.
3- Aponte o principal recurso mineral utilizado como motor da Primeira Revolução Industrial.
R: O carvão mineral é a principal fonte de energia associada à Primeira Revolução Industrial. As reservas de carvão inglesas, assim como de outras áreas da Europa, abasteceram a máquinas e equipamentos da época.
4- A Revolução Industrial promoveu importantes mudanças no sistema de produção. No caso da Primeira Revolução Industrial, o modo de produção artesanal foi substituído?
R: O modo de produção artesanal foi substituído pelo emprego de máquinas e equipamentos industriais. Dessa maneira, houve uma transformação muito grande nas formas produtivas, por meio de mecanismos que possibilitaram uma maior velocidade e padronização da produção.
5- Com base nos tipos de indústria, qual foi a principal indústria da Primeira Revolução Industrial?
R: A principal indústria da Primeira Revolução Industrial era a têxtil. A produção de tecidos já era uma atividade econômica inglesa importante, porém realizada de maneira totalmente artesanal. A partir da ascensão do novo modelo de produção industrial empreendido pela Revolução Industrial, houve vários ganhos em termos de produtividade e de lucro.