É certo que todas as ciências deveriam ter interesse em assinalar mais escrupulosamente os eixos [pragmáticos e sintagmáticos] sobre os quais estão situadas as coisas de que se ocupam.”
SAUSSURE, Ferdinand de. Curso de linguística geral. Organização de Charles Bally e Albert Sechehaye com a colaboração de Albert Riedlinger. Trad. de Antônio Chelini, José Paulo Paes e Izidoro Blikstein. 9ª ed. São Paulo: Cultrix, [s/d]. p. 95
Baseado na afirmativa de Saussure e com base no material da disciplina de Linguística e variação sobre o paradigma versus o sintagma é possível afirmar que:
I. O eixo AB age da simultaneidade, ou seja, da relação das coisas coexistentes da língua, de onde toda intervenção de tempo se exclui, lidando apenas dos acontecimentos históricos.
II. A sucessão, apresentada no eixo CD, não considera mais de uma coisa por vez, mas situa todas as coisas do eixo AB com suas respectivas transformações.
III. No eixo AB a simultaneidade elucida as questões paradigmáticas enquanto o eixo CD a sucessão atua nas questões sintagmáticas.
IV. O paradigma representa a fala, a comunicação, enquanto o sintagma representa a palavra, que constituirá o discurso.
V. Paradigma e Sintagma são de caráter probabilístico quando se trata da pronuncia de dois elementos simultaneamente.
Respostas
respondido por:
0
A respeito dos eixos (pragmáticos e sintagmáticos) defendidos por Saussure, podemos afirmar que as alternativas corretas são I e II.
- I. Correta. O eixo AB age na simultaneidade, em a intromissão temporal com os fatos da língua.
- II. Correta. A sucessão, apresentada no eixo CD, a ação ocorre em nível paradigmático, em que se observam as escolhas das palavras de um discurso, corporificando-o e preenchendo com significado.
- III. Incorreta. No eixo AB a simultaneidade é diacrônica e opera no nível sintagmático; já no eixo CD, a sucessão é sincrônica e de nível paradigmático.
- IV. Incorreta. O sintagma se reflete na fala; enquanto o paradigma sintagma representa a palavra.
- V. Incorreta. Paradigma e Sintagma não podem ocorrer em caráter probabilístico, sendo que não há a abordagem de pronúncias simultâneas de elementos.
Ferdinand de Saussure
O linguista francês Ferdinand de Saussure é considerado o pai da Linguística. Ao estabelecer a distinção entre significante e significado na estrutura da língua, o cientista abriu caminho para que fossem propostas novas teorias sobre o funcionamento da língua e as conexões neurais, bem como sobre a estrutura das palavras em uso nos diferentes contextos linguísticos.
Saiba mais sobre linguística em:
https://brainly.com.br/tarefa/460725
Anexos:
Perguntas similares
3 anos atrás
3 anos atrás
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás