Respostas
Explicação:
Redação dissertativa, ou texto dissertativo, é o tipo de texto que apresenta argumentos e expõe ideias acerca de um tema proposto.
Esse tipo de redação também é chamada de dissertativa-argumentativa e é o exigido na redação do Enem e de vestibulares.
A exposição de ideias faz com que um texto seja dissertativo, enquanto a parte em que tentamos convencer o leitor acerca das ideias apresentadas nele torna o texto argumentativo.
Introdução de redação dissertativa
O que é? A introdução contextualiza o leitor para o assunto que será abordado na redação e indica qual o tema tratado, que é o mesmo que um problema para o qual precisamos apresentar uma solução.
Como fazer? Depois de ler a proposta da redação, anote todas as ideias que surgirem na sua cabeça de forma aleatória. Quanto mais ideias, melhor!
Muitas pessoas cometem o erro de querer elaborar as melhores frases e acabam se esquecendo das outras ideias, porque ficaram se preocupando apenas com a melhor forma de escrever a primeira delas.
Desenvolvimento de redação dissertativa
O que é? O desenvolvimento desdobra as ideias apresentadas na introdução, mostrando a visão de quem escreve, ou seja, a sua tese.
Como fazer? Nesse momento você deve organizar as ideias apresentadas na introdução.
Depois de ter escrito tudo o que lembrou, pode escolher as ideias que fazem mais sentido, afinal se estiver fazendo uma prova não terá tempo para escrever sobre cada uma que a inspiração trouxe para você.
Desenvolva as suas ideias, ao mesmo tempo em que constrói seu pensamento de forma coesa e coerente.
Conclusão de redação dissertativa
O que é? A conclusão apresenta a solução para o problema que você apresentou e para a tese que desenvolveu.
Como fazer? Não seja repetitivo, a conclusão deve retomar o tema, mas principalmente acrescentar à redação as suas sugestões críticas para explicar como algo pode ser resolvido, ou seja, a proposta de intervenção.