Respostas
A Argentina tinha interesse na região da Cisplatina por causa do rio. A região havia sido colonizada por espanhóis predominantemente.
Eles começaram a instigar a região à declarar independência.
Depois disso, começou uma guerra entre Brasil e Argentina, resolvida com a interferência do Reino Unido, que estabeleceu a criação do Uruguai na região para que ela não fossem nem brasileira, nem argentina.
Resposta:
Explicação:
A Guerra da Cisplatina aconteceu entre o Brasil e as Províncias Unidas do Rio da Prata, atual Argentina. Esse foi o primeiro conflito do Brasil como nação independente e foi causado pela disputa entre as duas nações pelo controle da Cisplatina, província no extremo sul do Brasil.
A Guerra da Cisplatina foi um conflito travado pelo Império do Brasil contra as Províncias Unidas do Rio da Prata (atual Argentina) pelo controle da Cisplatina, região que atualmente conhecemos como Uruguai. Essa foi a primeira guerra de que o Brasil participou como nação independente e estendeu-se de 1825 a 1828.
A guerra, apesar dos esforços dos mediadores, terminou apenas em 1828, quando foi assinado um tratado de paz. A Cisplatina teve sua independência reconhecida pelos governos do Brasil e das Províncias Unidas do Rio da Prata, passando a se denominar República Oriental do Uruguai