Porque todos confessamos não se poder viver sem alguns escravos, que busquem a lenha e a água, e façam cada dia o pão que se come, e outros serviços que não são possíveis poderem-se fazer pelos irmãos jesuítas, máxime sendo tão poucos, que seria necessário deixar as confissões e tudo mais. Parece-me que a companhia de jesus deve ter e adquirir escravos, justamente, por meios que as constituições permitem, quando puder para nossos colégios e casas de meninos. Leite, s. História da companhia de jesus no brasil. Rio de janeiro: civilização brasileira. 1938 (adaptado). O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a a) propagação do ideário cristão. B) valorização do trabalho braçal. C) adoção do cativeiro na colônia. D) adesão ao ascetismo contemplativo. E) alfabetização dos indígenas nas missões.
Respostas
O texto explicita premissas da expansão ultramarina portuguesa ao buscar justificar a adoção do cativeiro na Colônia.
Resposta: Letra C.
Companhia de Jesus no Brasil
A história dos jesuítas no Brasil começou com a chegada dos jesuítas à Bahia em 1549. Então eles fundaram uma universidade e começaram a ensinar o catecismo aos indígenas.
Mais tarde, na segunda metade do século XVIII, seriam expulsos de Portugal e das suas colônias pelo Marquês de Pombal.
Atualmente, contam com diversos colégios e universidades espalhados pelo país, e além do trabalho diocesano e social apostólico, há a formação de clérigos católicos, religiosos e leigos.
Os primeiros jesuítas enviados por Inácio de Loyola para a América foram o espanhol José de Anchieta e o português Manuel da Nóbrega.
Para mais informações sobre o Marquês de Pombal, acesse:
https://brainly.com.br/tarefa/30773266
#SPJ4