A questão da participação na atividade econômica é um ponto um tanto quanto controverso. Qual seria o tamanho ideal do Estado na economia? Quais atividades o Estado atuaria de forma eficiente? O Estado deveria apenas se preocupar com atividades ligadas ao âmbito social e na regulação de alguns setores ou intervir na economia nas atividades produtivas, atuando junto com o capital privado? Mesmo com toda a evolução das teorias econômicas, estas questões irão sempre pairar no pensamento dos formuladores de políticas econômicas, em busca da resolução das mesmas. ANTUNES, Felipe da Silva. A importância do Papel do Estado na Atividade Econômica. A Economia em Revista, v. 22, n. 1, p. 15-30, 2014. Assim, sobre a intervenção do Estado na economia, analise as assertivas e a relação proposta entre elas. I. Friedrich List enfatizava o papel do Estado e da sociedade como os principais indutores do desenvolvimento econômico e social. Uma vez que, II. Diferente dos liberais que defendiam uma menor interferência do Estado na economia, List acreditava que para atingir esse desenvolvimento seria necessária a intervenção do Estado em assuntos econômicos. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:

Respostas

respondido por: jhonatansopeletto199
0

Resposta:

2

Explicação:

respondido por: stefgcampos
0

Para Friedrich List, o Estado e a sociedade são os principais indutores do desenvolvimento da economia (alternativa I correta); e, por isso, a intervenção do Estado é necessária na economia (alternativa II correta).

O que defende a Escola Histórica Alemã?

A Escola Histórica Alemã teve como grandes expoentes Friedrich List e  Wilhelm Roscher, e surge como um contraponto à teoria liberal econômica defendida por Adam Smith.

Para os pensadores alemães, a teoria liberal se adaptava à realidade da Inglaterra, mas não se aplicava à Alemanha, que possuía um histórico de unificação tardia.

Para esses autores, a economia para se desenvolver precisava dos seguintes pilares:

  1. Industrialização promovida pelo Estado;
  2. Intervenção do Estado para proteção da indústria local;
  3. Método de análise indutivo e histórico;
  4. Reforma administrativa conservadora.

Para saber mais sobre intervenção do Estado na economia, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7517998

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares