“Foi somente em meados da década de 1970 que os programadores começaram a levara sério a programação estruturada. Os resultados foram impressionantes. Grupos de desenvolvimento de software informaram tempos de desenvolvimento maus curtos, mas frequente cumprimento dos prazos de entrega do sistemas e mais frequente conclusão dentro do orçamento dos projetos de software. A chave para esses sucessos eras que os programas estruturados eram mais claros, mais fáceis de depurar e modificar e menos propensos a conterem bugs..”. (DEITEL, B. Java: como programar. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2017. p. 81.) É fundamental que qualquer profissional, inclusive da área de desenvolvimento de sistemas, tenha ideia das teorias que precedem as tecnologias atuais. O paradigma de programação estruturada foi vigente durante muitos anos, tendo sido uma grande evolução. Neste sentido, a programação estruturada é formada por três estruturas básicas. Associe as estruturas citadas abaixo com as suas respectivas definições. (1) Estrutura de sequência. (2) Estrutura de decisão. (3) Estrutura de iteração. ( ) Controla o fluxo das instruções que serão executadas mais de uma vez. ( ) Controla o fluxo das instruções que necessitam de alguma condição. ( ) Define como as instruções serão executadas ditadas pelo fluxo da execução. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Respostas
Resposta:
. 3, 2, 1
Explicação:
A estrutura de sequência define como as instruções serão executadas de maneira sequencial no programa. Ou seja, a sequência dita o fluxo de execução que aparece no programa.
Já a estrutura de decisão controla o fluxo das instruções que necessitam de alguma condição lógica para identificar qual fluxo deverá seguir no programa. Ou seja, caso a resposta da condição apresentada for verdadeira, o programa segue um determinado fluxo de instrução, mas caso a resposta da condição for falsa, o programa poderá seguir um caminho de instruções completamente diferente.
Enquanto isso, a estrutura de iteração (repetição) controla o fluxo das instruções, que podem ser executadas mais de uma vez no programa, obedecendo, é claro, a alguma condição lógica.