• Matéria: História
  • Autor: Motahudson8595
  • Perguntado 3 anos atrás

Quantos há que os telhados têm vidrosos e deixam de atirar sua pedrada, de sua mesma telha receiosos. Adeus, praia, adeus, ribeira, de regatões tabaquistas, que vende gato por lebre querendo enganar a vista. Nenhum modo de desculpa tendes, que valer-vos possa: que se o cão entra na igreja, é porque acha aberta a porta. Guerra, g. M. In: lima, r. T. Abecê de folclore. São paulo: martins fontes, 2003 (fragmento). Ao organizar as informações, no processo de construção do texto, o autor estabelece sua intenção comunicativa. Nesse poema, gregório de matos explora os ditados populares com o objetivo de * (a) enumerar atitudes. (b) descrever costumes. (c) demonstrar sabedoria. (d) recomendar precaução. (e) criticar comportamentos

Respostas

respondido por: gaabisilveira5
0

Com relação a questão apresentada sobre o poema de Gregório Matos, ele explora os ditados populares com o objetivo de criticar comportamentos. Sendo assim, a alternativa correta é a letra E.

Sobre poema

O poema é definido como um gênero textual dividido em estrofes e versos. Onde cada estrofe é constituída por versos.  O poema de Gregório Matos, faz uso de ditados populares que são utilizados diariamente na sociedade, como por exemplo o trecho: "quem não tem teto de vidro que atire a primeira pedra".

No poema é possível perceber que o autor faz uma crítica a comportamentos que deixam de ser feitos, por conta da opinião dada pelos ditados populares sobre a consequência de alguns comportamentos.

Entenda mais sobre poemas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/46457985

#SPJ4

Perguntas similares